O Blog K-BÇA publicou um post que me remeteu a uma reflexão muito interessante. As emissoras de televisão hoje fazem de tudo para um ponto a mais no IBOPE. Não existe mais limite para gerar audiência. Nada contra a Ticiane, mas me pergunto se não houve-se o foco de uma câmera e a corrida pelo IBOPE se o comportamento seria o mesmo? Inclusive esse acontecimento serve apenas de pretexto para minha reflexão.

Hoje com a concorrência da Internet ameaçando a soberania da Televisão, é bem provável que esse tipo de conteúdo se banalize. Nivelamos o conteúdo por baixo, assim como na música e em outros entretenimentos.

Me assusta ver conteúdo como o da “Porta dos Fundos” fazer tanto sucesso, e me faz imaginar quanto jovens eles estão catequizando. Os exageros em palavrões e o apelo ao sexo são recorrentes e marca registrada do canal no youtube. E esse não é um luxo apenas desse Canal, parece que é a linguagem que traduz sucesso as avessas na web.

Apesar de ser um admirador do Canal, me pergunto se é esse legado que gostaria de deixar para minha filha. A vida como ela é, e sabida pela grande parte dos adultos, mas será que é assim que devemos deseducar os nossos filhos? Ensinando-lhes a falar palavrões e mostrando para eles a que nível nossa sociedade pode chegar?

Não deveríamos preservar nossas crianças? Mostrar para elas que existe o certo e o errado, o bonito e o feio?

Talvez me chamem de retrógrado, mas eu finalizaria minha reflexão com uma pergunta. Afinal quem é que está andando para trás, sou eu ou você que chance-la tudo isso?

Tudo pelo IBOPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.