O que é JQuery (J = JavaScript e Query = pedido) é uma biblioteca de funções criada com base no JavaScript que inicialmente era usado no frontend da programação, que nada mais é que a linguagem que roda no browser do cliente (cliente-side).

Seu desenvolvimento foi feito para simplificar o desenvolvimento de scripts interpretados no lado do cliente já que o próprio JavaScript tinha uma curva de aprendizado mais acentuada. A linguagem surgiu em dezembro de 2006 e é hoje uma das bibliotecas JavaScript mais populares sendo usado por cerca de 80% dos sites desenvolvidos no mundo.

O que é JQuery na comunidade de desenvolvedores?

A biblioteca JQuery possui licença dual de código aberto e fazendo uso da Licença MIT ou da GNU General Public License. Sua principal função como já foi parcialmente explicado é a de facilitar a interação do usuário e criar funções dinâmicas na interação com o documento através de seleção de elementos DOM, permitindo ao programador manipular eventos e criar interações AJAX para aplicações web dinâmicas.

O que é JQuery nas suas principais funcionalidades?

As principais características do jQuery são:

  • Resolução da incompatibilidade entre os navegadores.
  • Redução de código.
  • Reutilização do código através de plugins.
  • Utilização de uma vasta quantidade de plugins criados por outros desenvolvedores.
  • Trabalha com AJAX e DOM.
  • Implementação segura de recursos do CSS1, CSS2 e CSS3.

Eu particularmente logo me apaixonei por essa biblioteca que só trás benefícios e praticidade no desenvolvimento em minha opinião, pois permite uma simplificação no uso do JavaScript. O desenvolvedor praticamente desenvolve toda a parte de automatização do documento orientando seu foco aos elementos via id ou classes.

Não que em JavaScript não se possa fazer isso, mas é feito de uma maneira mais objetiva e intuitiva como no exemplo abaixo:

Um código em Javascript puro, para atribuir o valor “5” em um elemento qualquer.
document.getElementById( 'Teste' ).value = 5;

O mesmo código em jQuery.
$( '#Teste' ).val( 5 );

Abaixo você pode conferir uma iniciação básica na utilização dessa linguagem e eu pretendo iniciar através desse post toda uma sequência de explicação sobre jQuery.

O que é JQuery – Curso jQuery Básico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here