Locaweb e minha tolerância zero

É assim que ando ultimamente com os serviços da Locaweb. O tedioso.com iniciou suas atividades no final de 2011 contratando os serviços da Locaweb e desde então continua utilizando seus serviços.

Apesar da grande estrutura de seu data center, seus serviços começaram a degradar no final de 2012 com algumas interrupções não programadas em seus servidores. Uma agravante dessa situação é que no início dessas interrupções o suporte não assumia a indisponibilidade do sistema, mesmo com minha afirmação que eu não acessa o site e que meu analytics também não registrava atividade.

Minha solução foi passar a utilizar os serviços da uptimerobot.com para monitoramento dos serviços da Locaweb, só assim eles não tinham como negar a indisponibilidade. Mas a gota d´aguá de minha indignação foi hoje 16/01/2013.

O servidor saiu do ar por volta das 21:02 horas conforme registado pelo uptimerobot.com e eu imediatamente entrei no chat do suporte para saber o que estava acontecendo. Por volta das 21:26 fui atendido e relatei o meu problema.

Agora é onde começa o ponto mais alto de minha indignação conforme vocês poderão ver na transcrição que salvei do chat que tive com o suporte. Por volta das 21:47, ou seja, quase 20 minutos depois de iniciado o chat com o suporte, ele informa que o servidor está instável. Repetindo, 20 minutos para obter uma resposta que eu já sabia. Mas o  pior foi a atitude do atendente me solicitando a senha de meu endereço de ftp nesse meio da conversa. Como um profissional da área de tecnologia sei que não é necessário ter acesso a conta de ftp de um usuário  utilizando sua própria conta para informar que o serviço está instável, então eu te pergunto. Com que intenção esse funcionário queria minha senha?

Supondo, apenas supondo que fosse necessário o acesso a minha conta de FTP, ele não precisaria fazer essa solicitação, pois a própria Locaweb concederia acesso a este funcionário com uma outra conta administrativa.

Como eu mesmo comentei apôs a negação de informação da senha, o funcionário me retornou o que já havia dito acima, ou seja, que o servidor estava instável. Seu que a postura do funcionário não reflete a posição da empresa. Mas descobri também que além da disponibilidade do serviço ter caído o seu quadro de funcionários também está no mesmo caminho.

Achei importante relatar aqui minha experiência, pois esse é o maior trunfo que hoje temos em nossas mãos. A transparência de informações que a Internet nos possibilita com os blogs, redes sociais etc. Um alerta aos novatos, nunca forneça sua senha a ninguém, mesmo que esse alguém seja quem supostamente está te assessorando.

Deixo abaixo a transcrição de minha conversa com o suporte da Locaweb e a disponibilidade dos serviços do meu site no uptimerobot.com a título de informção.

Chat com a Locaweb:

Thiago Ferreira  9:26:09 PM  Olá Jacques, em que posso ajudar?

Jacques 9:24:41 PM Meu site tedioso.com está off-line

Thiago Ferreira 9:25:15 PM Momento.

Thiago Ferreira 9:28:37 PM Quando começou o problema?

Jacques 9:29:44 PM 21:02:52

Jacques 9:30:08 PM Segundo meu monitor de statistics

Thiago Ferreira 9:31:13 PM Momento.

Jacques 9:34:40 PM Alguma posição?

Thiago Ferreira 9:34:53 PM Estou verificando se há instabilidade no servidor.

Thiago Ferreira 9:38:49 PM Mais um momento.

Thiago Ferreira 9:43:24 PM Me passe os dados de acesso ao FTP

Jacques 9:44:18 PM ftp.tedioso.com

Thiago Ferreira 9:44:51 PM Qual é a senha?

Jacques 9:45:14 PMA senha eu não vou informar não meu querido

Jacques 9:46:08 PM Se você pude-se ter acesso a esta área a locaweb te concederia.

Thiago Ferreira 9:47:29 PM Jacques, acabei de receber a informação que o servidor em que se encontra sua hospedagem está instável e por isso o problema, nossa equipe está trabalhando para resolver o problema e estabilizar a situação para funcionamento do seu site.

Jacques 9:48:41 PM Ok. A qualidade do serviço da Locaweb caiu bastante desde que contratei o serviço.

Jacques 9:48:49 PM Vou ficar no aguardo

Thiago Ferreira 9:49:11 PM Peço desculpas pelo ocorrido, já notifiquei a equipe para que possam trabalhar em cima do caso.

Tolerância Zero

Tolerância Zero

Tolerância Zero

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jacques:

    Eu sei muito bem como é isso, eu tive um domínio e hospedagem icommercepage ponto com, hoje já foi roubado, contratei a hospedagem mais cara que eu conhecia, Hostnet, na esperança de ter um bom suporte.

    No início foi tudo bem, mas o problema geralmente começa quando a quantidade de visitas aumenta. O icommercepage ponto com era um portal que trabalhava basicamente com divulgação, assim como o Tedioso. Havia troca de banners, troca de visitas, classificados, troca de links, etc.

    Seria natural que, assim como está acontecendo com o Tedioso, a audiência aumentasse muito.

    Foi quando a Hostnet começou a apresentar problemas e começamos a brigar. Já não era vantajoso para eles ter um cliente com um tráfego muito alto.

    Funciona assim:

    Uma empresa compra um grande pacote de servidores americanos e distribui em pequenos pacotes para empresas menores, que redistribuem, e começa toda a encrenca.

    Eu sugiro que você faça um contrato diretamente com a Amazon, como fez o Pablo da Dihitt assim você evita os intermediários.

    Sites como Ocioso, Dihitt, etc, não poderiam adquirir planos de hospedagens brasileiras, seria um problema inevitável.

    Seu projeto é grandioso, pense sobre isso. Eu não me lembro de ter visto alguem se queixar da Amazon.

    O último sistema seu ficou muito bom, parabéns.

    ABS

    • Olá Janio,

      Muito obrigado pelas dicas! Eu sabia que existia esse tipo de revenda, mas achava que a Locaweb tinha seu próprio datacenter. Mas suas informações foram muito úteis e realmente vou estuar essa possibilidade de migração. Um grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.