*Por Leticia Remigio

Desmistificando as dúvidas sobre SEO

Para melhor compreender o que significa o processo de otimização de sites, precisamos primeiro esclarecer o que quer dizer o termo “SEO” (Search Engine Optimization), que explicando em uma linguagem mais simplificada, é o aprimoramento para mecanismos de busca, como por exemplo: o Google, o Bing e o Yahoo!.

Instrumentos de pesquisa

Desenvolvidos com a função de ser um agente facilitador de pesquisas, atualmente oferecem resultados classificados por qualidade, conteúdo e informações relevantes para determinada palavra-chave.

Otimizar para quê?

A otimização de sites se define no processo onde se aplicam técnicas estratégicas para melhorar o posicionamento dos resultados da empresa nos mecanismos de busca, e assim, consequentemente, garantir maior destaque nos buscadores de pesquisas mais importantes da internet.

Tipos de Otimização

On Page

O serviço de Otimização On-Page baseia-se nas técnicas de aperfeiçoamento dos aspectos internos do site. Entre os mais pertinentes aspectos estão: a disposição de conteúdo e de links, aparência organizacional, composição do layout, sistematização e elaboração do design e tecnologia empregada na construção do site.

Off Page

Busca o desenvolvimento do aprimoramento dos aspectos externos aos sites – bem como os links externos. Também conhecido como Link Building, atua nas referências diretas que estão interligados ao site.

Benefícios do SEO

Ambos os projetos buscam intensificar a melhoria do site, desenvolvendo ao máximo o potencial da sua empresa, garantindo a diferenciação e a relevância nas pesquisas.

Conversão como objetivo

A conversão aqui está representada como termo técnico para o real objetivo da empresa. Seria, então, o cumprimento da meta que o projeto possui.

Marketing de Buscas

Termo oriundo da sigla inglesa “SEM” (Search Engine Marketing). É um instrumento disseminado no marketing que permite coordenar os mecanismos de buscas existentes.

Links Patrocinados

São Links dispostos estrategicamente, instalados de maneira estudada e adequada para atrair a atenção do usuário/pesquisador. Vale ressaltar que são administrados por uma plataforma específica e o serviço é cobrado por CPC (Custo por Clique).

Otimização de Sites (SEO)

Como já foi explicado, a finalidade do SEO é melhorar a classificação no ranking dos resultados orgânicos – seja em resultados de pesquisa patrocinados ou não.

*Leticia Remiggio é graduanda em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora na agência de marketing digital EX2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.