Superação é ir além dos seus limites

Superação é ir além dos seus limites

Começo esse texto, afirmando que para atingir a excelência é preciso superação. A superação é a capacidade que todos nos temos de superar a si mesmos e também aos nossos concorrentes, caso contrário não há vitória. E diria mais, “É do nosso adversário que tiramos força para superá-lo”, disse o professor Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto (Portugal).

A afirmação do professor Jorge Olímpio Bento sobre a superação, foi feita durante uma palestra “Desporto – Um caminho para Excelência”, proferida na sala da Congregação da Faculdade de Educação Física (FEF). Mas segundo Bento, isso não vale apenas para o esporte, mas para todas as áreas do conhecimento. “Ganhar ou perder não dispensa a busca pelo melhor”.

Mas superar-se não é algo tão simples como imaginamos ao ver um vídeo de superação. Para atingir esse objetivo é preciso concentração e disciplina. O mundo de hoje é uma verdadeira escola de facilidades e comodidades, formando mais perdedores que ganhadores. Para atingir a excelência é preciso ir além, superar até aquilo que você mesmo colocaria como além de seus limites.

O grande segredo da superação, não é focar obstinadamente o seu adversário a fim de derrota-lo. É preciso respeitar nossos próprios limites, e fazer com que eles não sejam seu maior adversário.

Mas no primeiro vídeo verificamos também que a algo muito importante na etapa de superação. E esse algo a mais é nossa família ou amigos que podem servir de estímulos para chegarmos lá.

Superação é ir além dos seus limites

Facebook Comments