Ilusão de ótica engana seu cérebro

Ilusão de ótica engana seu cérebro

Ilusão de ótica, você sabe o que é?

ilusão de ótica

Segundo a Wikipedia, “a Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que “enganam” nosso sistema visual”. Ou seja, a ilusão de ótica é uma tática de enganar nosso cérebro atravês de técnias direcionadas ao nosso sistema de visão.

Existem dois tipos de ilusão de ótica. Uma de carácter fisiológico (relacionado ao módo como nosso orgão sensorial percebe a imagem), e outras simplesmente de carácter cognitivo (basicamente derivados de constatações e percepções).

Essas ilusões podem ter origem natural ou artificial (quando são criadas por astúcias visuais). Um exemplo de ilusão de ótica natural seria o arco-íris. O que podemos aprender com isso é que o arco-íris não é um efeito material, algo palpável, que possamos perceber por outros orgãoes sensoriais. Mas sim um fenômeno ótico formado pelo efeito da luz quando transpassa as gotículas de água em suspensão. Ao passar pela água a luz cria um espectro de cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e por fim a cor violeta. E são os princípios da física que são aplicados para explicar essa ilusão.

Mas como dito anteriormente temos a ilusão de ótica artificial, que pode ser criada de diversas maneiras com a intensão específica de enganhar o nosso cérebro. Podemos ver isso nas imagens abaixo publicadas no site www.itsokaytobesmart.com. O experiência consiste de três fotografias da galaxia antecedidas por gif animados psicodêlicos. Você deverá se concentrar nesses gifs por aproximadamente 20 segundos fixando seu olho no centro da imagem que possui um ponto branco.

Apôs esse período você deve rolar a página até a primeira foto de uma galáxia e bimba, você tera a nítida impressão de que ela está viva e de aspecto gazoso. E assim por diante você deverá fazer com as próximas fotos, sempre lembrando de fixar anter os olhos por 20 segundos nos gifs. E não é só nas fotos que você verá o efeito dessa ilusão. Se olhar aos ao envolta do recinto em que está poderá ter a impressão de que algumas imagens está a se mover.

ATENÇÃO, não faça esse teste se você for eplético.

gif psicodélico

Imagem de galáxia 1

gif psicodélico

ilusão de ótica

gif psicodélico

ilusão de ótica

E ai, gostou da experiência? Se sim, descanse um pouco seus olhos e seu cérebro e depois veja abaixo esse vídeo que provoca uma verdadeira alucinação no seu campo visual. Importante colocar o vídeo em Full Screen (Tela Cheia) e HD para melhorar sua experiência e também fixar sua atenção nas letras que irão passar no centro da tela.

Provocando alucinações em seu cérebro com ilusão de ótica

Facebook Comments