Esculturas hiper-realistas

Essas esculturas são tão reais que quando vistas por fotos, sem as referências das perspectivas de dimensão e referências com pessoas vivas, realmente passam como uma arte fotográfica. E foi com essa intensão e imersão, que o artista australiano Ronald “Ron” Mueck criou essas esculturas.

Sua obra é caracterizada pelas precisões nas proporções, cores e hiper-realismo, que nos remetem a uma perfeita identificação com um ser vivo. O diferencial de sua obra está na escala utilizada para representa-la. Isso causa no observador a verdadeira sensação da grandeza da obra. Se não fosse por suas dimensões, suas esculturas poderiam ser facilmente confundidas com pessoas.

Ron Mueck

Ron Mueck nasceu em Melbourne em 1958 e hoje trabalha na Grã-Bretanha, se consagrou como um escultor australiano hiper-realista. Ele utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar suas obras de arte.

Mueck chegou a fabricar marionetes e modelos para televisão no início de sua carreira, acabou criando sua própria empresa e passou a trabalhar para a indústria da publicidade.

Suas esculturas hiper-realistas ganharam projeção apôs colaborar com sua sogra, Paula Rego (Famosa Pintora Portuguesa), para a produção de pequenas figuras como parte de um quadro que ela estava mostrando na Hayward Gallery. Rego apresentou Mueck a Charles Saatchi que ficou impressionado com seu trabalho. Esta etapa marcou o início de seu sucesso para o mundo como um artista de esculturas hiper-realistas.

Particularmente fico impressionado com sua sensibilidade, e capacidade de cunhar traços tão realistas em suas obras. Suas obras de artes são uma verdadeira redundância ao termo.

“Duas Mulheres”, de 2005

Esculturas hiper-realistas

“Natureza morta”, de 2009

Escultura hiper-realista - natureza morta

“Uma menina”, de 2006

Escultura hiper-realista - uma menina

“Menino”, de 2000

Escultura hiper-realista - um menino

“Na cama”, de 2005

Escultura hiper-realista - na cama

“Mulher com varas”, de 2008

Escultura hiper-realista - mulher com varas

“Juventude”, de 2009

Escultura hiper-realista - juventude

Esculturas hiper-realistas

Facebook Comments