Compreenda o que é a otimização de sites

*Por Leticia Remigio

Desmistificando as dúvidas sobre SEO

Para melhor compreender o que significa o processo de otimização de sites, precisamos primeiro esclarecer o que quer dizer o termo “SEO” (Search Engine Optimization), que explicando em uma linguagem mais simplificada, é o aprimoramento para mecanismos de busca, como por exemplo: o Google, o Bing e o Yahoo!.

Instrumentos de pesquisa

Desenvolvidos com a função de ser um agente facilitador de pesquisas, atualmente oferecem resultados classificados por qualidade, conteúdo e informações relevantes para determinada palavra-chave.

Otimizar para quê?

A otimização de sites se define no processo onde se aplicam técnicas estratégicas para melhorar o posicionamento dos resultados da empresa nos mecanismos de busca, e assim, consequentemente, garantir maior destaque nos buscadores de pesquisas mais importantes da internet.

Tipos de Otimização

On Page

O serviço de Otimização On-Page baseia-se nas técnicas de aperfeiçoamento dos aspectos internos do site. Entre os mais pertinentes aspectos estão: a disposição de conteúdo e de links, aparência organizacional, composição do layout, sistematização e elaboração do design e tecnologia empregada na construção do site.

Off Page

Busca o desenvolvimento do aprimoramento dos aspectos externos aos sites – bem como os links externos. Também conhecido como Link Building, atua nas referências diretas que estão interligados ao site.

Benefícios do SEO

Ambos os projetos buscam intensificar a melhoria do site, desenvolvendo ao máximo o potencial da sua empresa, garantindo a diferenciação e a relevância nas pesquisas.

Conversão como objetivo

A conversão aqui está representada como termo técnico para o real objetivo da empresa. Seria, então, o cumprimento da meta que o projeto possui.

Marketing de Buscas

Termo oriundo da sigla inglesa “SEM” (Search Engine Marketing). É um instrumento disseminado no marketing que permite coordenar os mecanismos de buscas existentes.

Links Patrocinados

São Links dispostos estrategicamente, instalados de maneira estudada e adequada para atrair a atenção do usuário/pesquisador. Vale ressaltar que são administrados por uma plataforma específica e o serviço é cobrado por CPC (Custo por Clique).

Otimização de Sites (SEO)

Como já foi explicado, a finalidade do SEO é melhorar a classificação no ranking dos resultados orgânicos – seja em resultados de pesquisa patrocinados ou não.

*Leticia Remiggio é graduanda em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora na agência de marketing digital EX2.

Facebook Comments