Biologia com arte produz resultados

Biologia com arte produz resultado surpreendente

Se existe uma das coisas que eu gosto em tecnologia é a capacidade de estar sempre me surpreendendo, mas os biólogos fórum além, e criaram arte com tecnologia.

A ideia inicial era mapear toda a colônia de formigas injetando concreto de forma bem líquida em uma das entradas da colônia. O resultado foi surpreendente, mostrando uma gigantesca colônia que jamais poderia ser mapeada de forma tão precisa. O concreto inundou toda a colônia percorrendo todos os seus caminhos para os ninhos. E ao secar gerou esse resultado surpreendente no vídeo.

A biologia mostrou que podemos através de processos simples obter resultados surpreendentes. Com certeza a biologia é muito mais do que isso, mas eles provaram que em muitas situações o mais importante não é necessariamente a tecnologia e sim o uso de massa cinzenta, lógico que estou me referindo ao cérebro e não ao concreto.

O mais surpreendente de toda esta façanha é que o modelo de construção de colônias das formigas possui um algoritmo, chamado de algoritmo de otimização das colônias. O ACO (termo do inglês ant colony optimization algorithm) foi intruduzido por Marco Dorigo em sua tese de PhD, baseada em heurística de probabilidade, que foi criada justamente para solução de problemas computacionais que envolvem a procura de caminhos em grafos.

E o resultado de tudo isso foi concretado, e você poderá agora ter uma ideia visual desse algorítimo.

O ACO é utilizado para produzir solução para o problema do caixeiro viajante que superou o algoritmo de arrefecimento simulado (simulated annealing) e o algoritimo genético. Se houver mudança dinâmica, a colônia de formigas pode mudar várias vezes e adaptar ás mudanças em tempo real.

E afinal de contas onde isso se aplica em computação? Bom, esse algorítimo é de grande interesse para soluções de problemas em sistema de roteamento de redes de computadores e também pode ser utilizado para o transporte urbano.

Biologia com arte produz resultado surpreendente

Facebook Comments