Andar de ônibus é motivo de piada?

Andar de ônibus é motivo de piada? E incrível como o ser humano e preconceituoso! A atriz Lucélia Santos foi flagrada andando de ônibus e a repercussão ao invés de ser positiva, teve resultado completamente diferente. A comunidade do Facebook caiu em cima dela a ridicularizando. Andar de ônibus nos dias de hoje, é a solução para o caos urbano de mobilidade coletiva.

A algumas semanas fiz um post com uma reflexão sobre o uso dos transportes coletivos em contrapartida aos particulares. E fiz também uma matéria que aborda o status que a sociedade gosta de conquistar ao adquirir certos bens de consumo. Como a professora da PUC Rosa Marina Meyer que expos ao ridículo um passageiro de aeroporto justamente pelo uso de suas vestimentas e comparando-as, como de alguém que sai para andar de ônibus.

Andar de ônibus é motivo de piada?

Chego a acreditar que nossa existência está falida ao fracasso, visto tanta incoerência em nossa sociedade. Grande parte da sociedade gosta mesmo é da ostentação. As vezes o cara vive comendo ovo o més inteiro para poder ter um carrão. E acha que vai ser alguma coisa por ostentar isso. Santa ignorância, quanto vazio um ser humano pode ter por dentro.

Existe duas questões aqui a serem abordadas; Não somos o somatório do que temos e a sociedade precisa pensar de forma mais coletiva, e menos individual.

Se você acha que vai conseguir se deslocar do trabalho para casa e de casa para o trabalho sempre de carro, então é melhor você se mudar para seu carro. Porque a tendência será cada vez mais essa distância em tempo aumentar. Cada dia que passa você ira demorar mais para se deslocar nesses dois sentidos. E não adianta reclamar de prefeito, governador e presidente, que o problema é muito mais complexo que você está imaginando. Andar de ônibus ou metro é a uma forma sustentável que temos para minimizar o impacto da superpopulação nos grandes centros urbanos.

São Paulo faz rodízio de veículos, simplesmente porque não comporta nas malhas viárias toda sua frota. E a tendência é só piorar. Pode-se construir avenidas, viadutos e o “escambal” que só iremos remediar a situação, mas o caos está batendo em nossas portas a cada dia que passa.

Enquanto pensarmos de forma individualista, estaremos fadados a fracassar nessa questão. Essa infelizmente é uma mentalidade de terceiro mundo. Aqui, só pobre anda de ônibus. Nos países ricos, todos usam sistema público de transporte porque é mais barato, mais rápido e mais sustentável.

É certo que muitos argumentarão que nossos trasportes coletivos são de quinto mundo, mas daí a justificar o uso do carro particular baseado apenas nesse argumento, acho que ele não se sustentará por muito tempo.

Andar de ônibus é que deve ser o foco. Devemos cobrar melhorias para esse meio de transporte tão importante para a sociedade. Para início de conversa, transporte coletivo em país tropical deveria ser obrigatório o uso de ar condicionado, assim como em países nórdicos a calefação é obrigatória. Ônibus transporta gente e por isso mesmo deve ser aparelhado com o devido conforto em suas poltronas. Se o uso de cinto de segurança é obrigatório em carros particulares, porque então podemos andar em pé dentro de um coletivo? Se o motorista não pode falar com ninguém durante seu trabalho, por correr o risco de tirar a atenção então porque ele acumula a dupla jornada de motorista e trocador?

E olha que não estou fazendo essa dissertação em causa própria, pois tenho carro, mas não suporto ir ao centro da cidade nele. E o Stress no trânsito, o tempo que se gasta para ir ao destino, depois o tempo que se gasta para achar um estacionamento e etc, etc, etc. Costumo usar o carro de forma pontual, como ir a um shopping com a família, uma viagem. Mas de uma maneira geral quando vou me deslocar sozinho, prefiro o transporte coletivo.

Portanto andar de ônibus é a causa que devemos lutar e reivindicar. E não ridicularizar um artista que, ao invés de se afastar do povão, está lá munido de uma visão mais solidária, coletiva e sustentável.

E finalizando, podemos ver o lado positivo desse tipo de transporte; Ele pode ser um tremendo stand-up comedy.

Andar de ônibus é motivo de piada?

Facebook Comments