Gatos são inteligentes?

Gatos são inteligentes?

O vídeo abaixo é um belo exemplo da inteligência dos gatos. Mas afinal de contas, os gatos são inteligentes mesmo?

O gato possui um cérebro capacitado a executar várias funções, mas a apesar disso, a impressão que temos, principalmente para quem não cria gatos, é que eles não são capacitados a aprender. Pois normalmente não obedecem ordens e tampouco se importam com elas. Mas apesar dessas características, os gatos são tão inteligentes quanto os cachorros.

Um exemplo que posso apontar, é quando colocamos eles em caixas apropriadas para transportar ao veterinário. Normalmente a reação deles é de muito relutância na hora de ir ao destino, mas quando o caminho e o inverso, ou seja, na hora de voltar para casa eles entram nelas imediatamente. Nesse ponto podemos verificar que esses felinos sabem muito bem fazer escolhas.

Quando brincamos com bolinha, e a bolinha entre por um lado de um móvel, é natural que ela possa sair pelo outro lado. E o gato entendi isso, e normalmente vai apôs analisar o percurso da bola, ao destino de saída do objeto.

De acordo com os exemplos que apontei acima, podemos verificar que os gatos possuem um grau de reflexão antes de uma ação. E isso é uma demostração de inteligência.

Uma outra característica de capacidade de aprendizado, é na hora da recompensa. Os gatos nesse quesito possuem um comportamento diferente dos cachorros. Normalmente eles executam determinado comando, desde que sejam recompensados no final.

Uma forma de condicionamento dos gatos, usados por adestradores, sempre será na base da ação e recompensa. Com o estímulo da recompensa, os resultados sempre serão os melhores. Depois desses exemplos o que você acha; gatos são inteligentes?

Se você ainda não se convenceu, vou acrescentar outro exemplo muito comum nos gatos. Normalmente os gatos nos ignoram quando damos algum comando a eles, e isso não significa que eles não entenderam. Pelo contrário, além de terem entendido eles simplesmente acham que não devem obediência ao comando. Na verdade eles decidem o que é melhor para eles.

Se apesar de todos esses exemplos você ainda acha que os gatos não são inteligentes, então te convido a ver o vídeo abaixo e tirar suas próprias conclusões.

Gatos são inteligentes?

[videolock url=”https://www.youtube.com/watch?v=seK_jgq9Kjc”]

Leave a Reply