Satanás faz um desabafo para o mundo 1

Satanás faz um desabafo para o mundo

De um lado nos temos os que não salvam, de outro os que salvam, mas e Satanás ou Satã para os mais chegados, o que ele tem a dizer disso tudo? Porque afinal todas as desgraças são atribuídas a ele e seu grupinho. Não sei se todos sabem, mas Satanás é uma símbolo do mal típico das religiões monoteístas.

Na atualidade Satanás, Satã ou Diabo acabaram se tornando termos consensuais entre as religiões para definir toda a origem da maldade e do sofrimento do homem em sua via sacra. Não basta-se isso, ainda surgiu um tal de Lúcifer que seria outro elemento do mal e das desgraças da humanidade.

Mas o que muita gente não sabe é que o causador da maior desgraça de todas foram as traduções que a bíblia sofreu ao longo de sua existência, e com isso novos nomes com significados diferentes foram surgindo.

Mas afinal de contas, Satanás, Diábo ou Lúcifer são a mesma coisa ou mesma pessoa? Se formos analisar a origem das palavras e sua raiz grega, iremos perceber alguns detalhes muito interessantes:

Diabo significa “acusador”, segundo seu significado de origem grega, diabolos. E normalmente era usada para definir na época, qualquer pessoa que se opunha a outra. Em nosso língua talvez chamássemos isso de adversário, antagonista, competidor, contendedor, contendor, contraditor, inimigo, justador, opoente, oponente e rival.

Satanás significa “adversário” na língua grega. Em nosso idioma poderia ser adjetivado como competidor, contendedor, contendor, inimigo, justador, opoente, oponente, opositor, rival ou até mesmo quem sabe Santã.

Lúcifer é um substantivo que tem seis passagens na bíblia latina e uma vez em alguma tradução da língua portuguesa. Literalmente Lúcifer se refere `a “Estrela da Manhã” ou “Estrela D’Alva. Ou metaforicamente um apelido que o Rei da Babilônia recebeu.

O mais curioso de toda essa história é que existiu um Bispo de Sardenha que figurou entre os primeiros cristãos, chamado São Lúcifer. Ironia do destino ou não, vamos ao que interessa e ver pessoalmente a opinião de satanás, Diabo ou Lúcifer como queira.

Satanás e seu desabafo

One comment on “Satanás faz um desabafo para o mundo

  1. Reply Jânio nov 16,2013 14:55

    Muito bom post com um assunto interessante e polêmico.

    A Bíblia por si só já é bastante complexa, e levando se em conta as milhares de religiões que interpretam o cristianismo, já é uma confusão garantida. Entretanto, é a tradução o nosso maior obstáculo, já que a língua é completamente diferente do latim e, como se não bastasse isso, o império romano conseguiu adaptá-la ao seu bel prazer, servindo até hoje de base para sistemas imperialistas.

    Entretanto, a parte mais interessante da Bíblia pode ser mais simples do que parece, e a prova de erra.

    Graças a Deus.

    ABS

Leave a Reply