Google Doodles ou Logotipos

google doodles

Você já deve ter reparado que de vez em quando o Google troca seu Doodles/Logotipo para homenagear alguém ou alguma data festiva. São vários Doodles ao longo do ano, e cada um mais interessante que outro. O Google começou a produzi-los em 1998, e de lá para cá já foram criados centenas deles.

A História dos doodles

Ao longo do tempo, os doodles da página inicial do Google, que são oferecidos para usuários do mundo inteiro, deixaram a pesquisa mais divertida. Quando os doodles foram criados, ninguém esperava que eles se tornariam tão populares ou tão abrangentes para a experiência de pesquisa com o Google. Hoje em dia, muitas pessoas aguardam ansiosamente o lançamento de cada novo doodle e alguns até os colecionam!

Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas e artistas famosos. Seja o primeiro dia da primavera, o aniversário de Albert Einstein ou os cinquenta anos da descoberta do DNA, a equipe do doodle sempre encontra um jeito de celebrar esses eventos únicos com arte.

Divertir-se com o logotipo corporativo e redesenhá-lo de tempos em tempos é impensável em muitas empresas – mas, no Google, isso faz parte da marca. Ainda que o doodle seja antes de tudo uma maneira divertida da empresa reconhecer eventos e pessoas notáveis, ele também evidencia a personalidade criativa e inovadora da própria companhia.

Como surgiu a ideia para os doodles?

Em 1999, o conceito de doodle se originou quando Larry e Sergey, os fundadores do Google, brincaram com o logotipo corporativo para marcar a sua presença no festival Burning Man, no deserto de Nevada. Um desenho simples de uma pessoa foi colocado atrás da segunda letra “o” da palavra Google. O logotipo modificado era uma forma bem-humorada de dizer aos usuários que os fundadores haviam “saído do escritório”. Ainda que o primeiro doodle tenha sido bastante simples, a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos importantes foi muito bem recebida por nossos usuários.

Um ano depois, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster, Dennis Hwang, que era um estagiário na época, para criar um doodle para o Dia da Queda da Bastilha. Felizes com o resultado, os fundadores nomearam Dennis doodler-chefe do Google. Assim, os doodles se tornaram um acontecimento regular na página inicial do Google. No início, os doodles celebravam os feriados mais conhecidos. Hoje em dia, os doodles marcam uma grande variedade de eventos e aniversários, das Olimpíadas à chegada da sonda Rover em Marte.

Com o passar do tempo, a demanda pelos doodles cresceu nos Estados Unidos e no resto do mundo. A criação dos doodles agora é responsabilidade de uma equipe de designers talentosos. Para esta equipe, criar os doodles se tornou um trabalho que, além de dar mais graça à página inicial do Google, alegra o dia de milhões de usuários do Google no mundo inteiro.

Quantos doodles o Google já criou até hoje?

A equipe de doodles já criou mais de 300 doodles para o site www.google.com, nos Estados Unidos, e mais de 700 para o resto do mundo.

Quem escolhe quais doodles serão criados e como se decide quais eventos terão doodles?

Um grupo de Googlers se reúne regularmente para decidir que eventos e feriados terão doodles. As ideias para os doodles em si vêm de várias fontes, como os Googlers e o próprio público. O processo de seleção do doodle é feito para que eventos e aniversários interessantes – e que reflitam o amor por inovação e a personalidade do Google – sejam celebrados. Sabemos que a lista de doodles não é exaustiva, mas tentamos selecionar os doodles mais criativos e inovadores.

Por que o Google não cria doodles para determinados feriados?

Gostamos de celebrar feriados aqui no Google e sentimos muito se ignoramos algum que tivesse um significado especial para você. Como você pode imaginar, é difícil para nós escolher quais eventos celebrar em nosso site. Temos uma longa lista de feriados que gostaríamos de celebrar no futuro. Precisamos ter um equilíbrio entre um calendário rotativo e a consistência da página inicial do Google. Alguns feriados que ainda não celebramos entrarão na lista de doodles nos próximos anos. Nós estamos atentos para perceber quando um doodle não é a maneira mais apropriada para celebrar determinados eventos, especialmente aqueles de natureza um pouco mais séria.

Quem cria os doodles?

Há uma equipe de designers por trás dos doodles que você vê no site www.google.com.
Onde posso ver todos os doodles do Google criados ao longo de todos esses anos?

Todos os Doodles  do Google podem ser vistos no endereço www.google.com/logos.

Leave a Reply