Locaweb e minha tolerância zero 2

Locaweb e minha tolerância zero

É assim que ando ultimamente com os serviços da Locaweb. O tedioso.com iniciou suas atividades no final de 2011 contratando os serviços da Locaweb e desde então continua utilizando seus serviços.

Apesar da grande estrutura de seu data center, seus serviços começaram a degradar no final de 2012 com algumas interrupções não programadas em seus servidores. Uma agravante dessa situação é que no início dessas interrupções o suporte não assumia a indisponibilidade do sistema, mesmo com minha afirmação que eu não acessa o site e que meu analytics também não registrava atividade.

Minha solução foi passar a utilizar os serviços da uptimerobot.com para monitoramento dos serviços da Locaweb, só assim eles não tinham como negar a indisponibilidade. Mas a gota d´aguá de minha indignação foi hoje 16/01/2013.

O servidor saiu do ar por volta das 21:02 horas conforme registado pelo uptimerobot.com e eu imediatamente entrei no chat do suporte para saber o que estava acontecendo. Por volta das 21:26 fui atendido e relatei o meu problema.

Agora é onde começa o ponto mais alto de minha indignação conforme vocês poderão ver na transcrição que salvei do chat que tive com o suporte. Por volta das 21:47, ou seja, quase 20 minutos depois de iniciado o chat com o suporte, ele informa que o servidor está instável. Repetindo, 20 minutos para obter uma resposta que eu já sabia. Mas o  pior foi a atitude do atendente me solicitando a senha de meu endereço de ftp nesse meio da conversa. Como um profissional da área de tecnologia sei que não é necessário ter acesso a conta de ftp de um usuário  utilizando sua própria conta para informar que o serviço está instável, então eu te pergunto. Com que intenção esse funcionário queria minha senha?

Supondo, apenas supondo que fosse necessário o acesso a minha conta de FTP, ele não precisaria fazer essa solicitação, pois a própria Locaweb concederia acesso a este funcionário com uma outra conta administrativa.

Como eu mesmo comentei apôs a negação de informação da senha, o funcionário me retornou o que já havia dito acima, ou seja, que o servidor estava instável. Seu que a postura do funcionário não reflete a posição da empresa. Mas descobri também que além da disponibilidade do serviço ter caído o seu quadro de funcionários também está no mesmo caminho.

Achei importante relatar aqui minha experiência, pois esse é o maior trunfo que hoje temos em nossas mãos. A transparência de informações que a Internet nos possibilita com os blogs, redes sociais etc. Um alerta aos novatos, nunca forneça sua senha a ninguém, mesmo que esse alguém seja quem supostamente está te assessorando.

Deixo abaixo a transcrição de minha conversa com o suporte da Locaweb e a disponibilidade dos serviços do meu site no uptimerobot.com a título de informção.

Chat com a Locaweb:

Thiago Ferreira  9:26:09 PM  Olá Jacques, em que posso ajudar?

Jacques 9:24:41 PM Meu site tedioso.com está off-line

Thiago Ferreira 9:25:15 PM Momento.

Thiago Ferreira 9:28:37 PM Quando começou o problema?

Jacques 9:29:44 PM 21:02:52

Jacques 9:30:08 PM Segundo meu monitor de statistics

Thiago Ferreira 9:31:13 PM Momento.

Jacques 9:34:40 PM Alguma posição?

Thiago Ferreira 9:34:53 PM Estou verificando se há instabilidade no servidor.

Thiago Ferreira 9:38:49 PM Mais um momento.

Thiago Ferreira 9:43:24 PM Me passe os dados de acesso ao FTP

Jacques 9:44:18 PM ftp.tedioso.com

Thiago Ferreira 9:44:51 PM Qual é a senha?

Jacques 9:45:14 PMA senha eu não vou informar não meu querido

Jacques 9:46:08 PM Se você pude-se ter acesso a esta área a locaweb te concederia.

Thiago Ferreira 9:47:29 PM Jacques, acabei de receber a informação que o servidor em que se encontra sua hospedagem está instável e por isso o problema, nossa equipe está trabalhando para resolver o problema e estabilizar a situação para funcionamento do seu site.

Jacques 9:48:41 PM Ok. A qualidade do serviço da Locaweb caiu bastante desde que contratei o serviço.

Jacques 9:48:49 PM Vou ficar no aguardo

Thiago Ferreira 9:49:11 PM Peço desculpas pelo ocorrido, já notifiquei a equipe para que possam trabalhar em cima do caso.

Tolerância Zero

Tolerância Zero

Tolerância Zero

2 thoughts on “Locaweb e minha tolerância zero

  1. Reply Jânio jan 27,2013 02:28

    Olá Jacques:

    Eu sei muito bem como é isso, eu tive um domínio e hospedagem icommercepage ponto com, hoje já foi roubado, contratei a hospedagem mais cara que eu conhecia, Hostnet, na esperança de ter um bom suporte.

    No início foi tudo bem, mas o problema geralmente começa quando a quantidade de visitas aumenta. O icommercepage ponto com era um portal que trabalhava basicamente com divulgação, assim como o Tedioso. Havia troca de banners, troca de visitas, classificados, troca de links, etc.

    Seria natural que, assim como está acontecendo com o Tedioso, a audiência aumentasse muito.

    Foi quando a Hostnet começou a apresentar problemas e começamos a brigar. Já não era vantajoso para eles ter um cliente com um tráfego muito alto.

    Funciona assim:

    Uma empresa compra um grande pacote de servidores americanos e distribui em pequenos pacotes para empresas menores, que redistribuem, e começa toda a encrenca.

    Eu sugiro que você faça um contrato diretamente com a Amazon, como fez o Pablo da Dihitt assim você evita os intermediários.

    Sites como Ocioso, Dihitt, etc, não poderiam adquirir planos de hospedagens brasileiras, seria um problema inevitável.

    Seu projeto é grandioso, pense sobre isso. Eu não me lembro de ter visto alguem se queixar da Amazon.

    O último sistema seu ficou muito bom, parabéns.

    ABS

    • Reply tedioso jan 29,2013 22:09

      Olá Janio,

      Muito obrigado pelas dicas! Eu sabia que existia esse tipo de revenda, mas achava que a Locaweb tinha seu próprio datacenter. Mas suas informações foram muito úteis e realmente vou estuar essa possibilidade de migração. Um grande abraço.

Leave a Reply